Unimed Norte / Nordeste

Principal > Blog > Cuide do seu bem-estar e da sua saúde mental

20 de março de 2024

Cuide do seu bem-estar e da sua saúde mental

As pessoas tendem a se preocuparem com todo tipo de doença, mas ignoram na mesma proporção os cuidados necessários para se manter a saúde mental e bem-estar em dia.

Vivendo em um mundo que, de uma hora para outra, trouxe ao cotidiano eventos impactantes como pandemia, quarentena e isolamento, acrescido do medo da morte por uma doença desconhecida, as pessoas tiveram seu bem-estar afetado psicológica, social e emocionalmente.

Contudo, cuidar de si mesmo sempre foi fundamental.

Com o mundo de cabeça para baixo, foi oferecida uma atenção especial à saúde mental, e esse foi um aspecto positivo de toda essa situação: somos vistos e vemos a si próprios de forma mais humana.

Hoje em dia, estresse, ansiedade e depressão são vistos como transtornos sérios, que precisam de atenção. Para se discutir as sequelas na nossa saúde mental foram discutidos também nosso estilo de vida, aquele cada vez mais focado no trabalho e mergulhado nas redes sociais.

Dos estudos recentes, um da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) estimou que 30% dos adultos em todo o mundo atendam aos critérios de diagnóstico para transtornos mentais e aqui no Brasil, depressão e ansiedade estão entre a quinta e sexta causa para incapacidade. É de fato, um assunto que precisa ser discutido.

Por isso, trouxemos neste artigo alguns hábitos – que devidamente praticados – podem garantir o seu bem-estar e saúde mental como sua aliada em uma vida saudável e cheia de conquistas.

AFINAL, O QUE É SAÚDE MENTAL?

Nada melhor que começar o assunto definindo o que é saúde mental. Esse termo envolve tudo o que se refere ao bem-estar psicológico, social e emocional de uma pessoa.

Pode parecer à primeira vista não tão importante, mas esse bem-estar afeta diretamente nossas ações, decisões e relacionamentos, e, portanto, cabe a todo indivíduo prezar pela saúde mental, cuidando de forma profilática, ou seja, não apenas quando se está doente.

Cuidar do mental traz um estado de equilíbrio que além de ajudar a dormir e comer bem, a ter relações positivas, fazer coisas que queremos e estarmos bem em um sentido global, ajuda a lidar com problemas, crises no futuro e reduz os riscos de doenças físicas.

Manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pela qualidade de vida através de autocuidado, relacionamentos saudáveis, hábitos estimulantes e manter uma rede de apoio sólida ao seu redor.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DE SI MESMO?

Promover uma vida mais saudável tanto na questão física quanto mental, pode diminuir os níveis e efeitos do estresse no dia-a-dia, diminuir o risco de doenças e trazer mais disposição para lidar com nossas tarefas e responsabilidades.

Além disso, é cuidando de si mesmo que se cuida dos outros, por exemplo, quando se pensa em cuidar da sua família, lembre-se que quanto mais saudável estiver, mais poderá fazer por eles.

Fique também sempre atento aos sinais de que sua saúde mental grita por atenção, sendo que os comportamentos autodepreciativos são os maiores sinais de alerta.

Sintomas físicos, como insônia e sono irregular que não traz descanso, baixos níveis de energia, perda ou excesso de apetite, mau humor, irritação e tristeza, perda de interesse nas atividades antes prazerosas, raciocínio lento, perda de concentração e incapacidade de cumprir obrigações de rotina, sugerem transtornos psicológicos e é muito importante procurar ajuda profissional para evitar a sobrecarga.

8 DICAS DE COMO MANTER A SAÚDE MENTAL EM DIA

1. PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Para melhorar sua saúde mental e bem-estar, não subestime o poder da atividade física, afinal, em sua rotina, ela é fundamental para se manter saudável como um todo.

Na verdade, mais recentemente, as pesquisas científicas apontam como tratamento de primeira linha para ansiedade, depressões leves, dores crônicas e muitas outras condições clínicas, o exercício físico constante e equilibrado.

Obviamente existe uma explicação científica para essa relação corpo sã, mente sã. Estudos comprovam que até atividades simples, como caminhar por 30 minutos diariamente, ajudam na produção de serotonina, além de fortalecer a imunidade e consequentemente a saúde de modo geral.

Em quadros de depressão, além dos exercícios físicos melhorarem o sono e liberar mais endorfina, a longo prazo esse hormônio pode promover a regeneração da rede de neurônios.

Os exercícios físicos também reduzem os níveis de estresse oxidativo, cuja causa de alteração pode ser os distúrbios psicológicos.

Sendo assim: mova-se. E lembre-se que a prática de exercícios físicos não só ajuda no tratamento contra a depressão, mas também na prevenção. Com a prática regular, os sentimentos ficam mais equilibrados, é estimulada a sensação de bem estar, amor próprio, conforto, alegria e o entusiasmo diante da vida.

2. VIVA EM UMA DIETA BALANCEADA E BEBA MUITA ÁGUA

Se somos aquilo que comemos, obviamente nossa saúde mental é impactada por aquilo que ingerimos e não devemos subestimar isso.

Segundo especialistas da área, uma dieta saudável pode reduzir em até 16% o risco de desenvolver um transtorno depressivo. E, como todo mundo sabe, comer bem é consumir frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras e peixe, além de produtos lácteos desnatados.

Para ter disposição para enfrentar um “leão por dia”, é imprescindível seguir uma dieta nutritiva e balanceada, que vai estimular os níveis de energia e disposição a se manterem elevados ao longo do dia.

Do mesmo modo, manter o hábito de beber água suficientemente é fundamental. Você sabia que a desidratação afeta o funcionamento cerebral e sem água, o cérebro fica sobrecarregado para executar funções simples, exigindo para isso, um esforço muito maior.

Assim, mantenha-se bem hidratado e, de quebra, limite a ingestão de cafeína, considerando que ela bloqueia a melatonina e pode prejudicar o sono.

3. DORMIR BEM É PRECISO 

Em um mundo onde 33% da população mundial sofre de insônia, não é nenhum segredo dizer que o sono desempenha papel de extrema importância na boa saúde física e mental.

Quem nunca ficou irritado e exausto a curto prazo por ter tido privação do sono? Mas o que a gente não percebe é que a longo prazo, não dormir bem pode trazer consequências graves, como doenças cardíacas, diabetes, ansiedade, stress e até depressão.

Aliás, especialistas do sono analisaram mais de 21 estudos diferentes e revelaram que as pessoas que sofrem de insónias têm um risco duas vezes maior de desenvolver uma depressão em relação às que não têm problemas para dormir. É um número que causa alerta!

Por isso, o melhor é adotar uma rotina que facilite o momento do sono, como evitar o consumo de cafeína por pelo menos 8 horas antes de dormir, não assistir televisão ou mexer no celular por ao menos 30 minutos antes de deitar e ter um horário fixo para ir para a cama.

4. ATIVIDADES RELAXANTES COMO ROTINA PARA MAIS SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR 

Nem tudo no seu dia-a-dia deve ser estressante. A gente já vive soterrado no caos do trânsito, nas dificuldades do trabalho, nos problemas financeiros e familiares.

Assim, para criar uma rotina relaxante para melhorar sua saúde mental e bem-estar, atividades como alongamento, ioga, meditação e até mesmo os exercícios respiratórios são essenciais para uma vida saudável.

Yoga, por exemplo, ensina a relaxar, gerenciar o estresse, mas também aumenta a capacidade de se concentrar. A prática regular reduz a tensão muscular, mas acima de tudo reduz a tensão mental.

Não obstante, os alongamentos são voltados para o aumento da flexibilidade dos músculos, e promovem o bem-estar físico e mental. Reduzir as tensões musculares, prevenir lesões ou ativar a circulação são alguns dos benefícios. Por isso, tire 10 minutos do seu dia para alongar.

A chamada “atenção plena ou Mindfulness” traz benefícios indiscutíveis para nossa cognição e estado emocional. É uma prática de concentração na ação presente, sem julgar ou fazer juízo de valor.

Pode ser usada em atividades comuns do nosso dia. Como tomar banho: ao ligar o chuveiro, se concentre no barulho da água, sentindo ela pelo seu corpo e se concentrando nessa sensação.

A ideia é quebrar os comportamentos e pensamentos automáticos ao longo do dia, que tendem a se acumular, gerar ansiedade e confusão mental.

5. CUIDE BEM DOS SEUS RELACIONAMENTOS 

Já ouviu falar na expressão: veneno só funciona se você tomar? Então, nessa frase está o segredo das relações: não se deixe afligir por relações ruins, transforme-as em bons relacionamentos ou se livre deles.

Agora, manter um relacionamento saudável com familiares e amigos é muito importante. Especialmente para a saúde mental, por que é aí que conseguimos suporte e motivação para os desafios da vida. Além disso, ser sempre grato e empático eleva a moral e promove uma sensação positiva para a saúde mental.

Outras relações que merecem atenção são as promovidas pelas redes sociais. A quantidade de informação que as mídias trazem podem gerar muita ansiedade, além da sensação de que você deveria estar onde não está. Quem não gostaria de estar no Caribe ao invés de estar trabalhando?

Por isso, é fácil se sentir ansioso e ter uma sensação de inferioridade se você vive grudado nos seus amigos virtuais. Busque não acessar essas mídias tantas vezes ao dia e filtrar o conteúdo que aparece para você.

No mais, não se esqueça de estar sempre cercado de pessoas que te fazem bem. A interação social – aquela do contato direto e presencial –  é um fator que protege contra problemas de saúde mental.

6. VOCÊ É IMPORTANTE, SE VALORIZE

Vivemos em um mundo individualista e você não precisa ser 100% voltado apenas para seu umbigo. Mas focar na sua personalidade, necessidades, ser grato pelas suas conquistas e reconhecer que todos temos qualidade e defeitos, é um exercício de evolução, cujo resultado é a auto-realização.

Focar nos nossos traços negativos é como tomar um cálice de veneno por dia, mata você aos poucos. Conviver com uma versão sua que você não gosta também pode ser sacrificante para sua saúde mental.

Mas tenha em mente que podemos sempre melhorar esses traços, buscando novos talentos, hobbies e atividades que nos elevem como pessoa e promovam a sensação de bem-estar.

7. TENHA METAS E OBJETIVOS REALISTAS 

Somos seres perdidos se não soubermos para onde estamos indo e o que pretendemos alcançar. E uma pessoa perdida está sempre aberta para as coisas ruins do mundo, como os vícios.

Ao mesmo tempo, nossas expectativas podem gerar ansiedade, principalmente quando imprevistos podem prejudicar os nossos planos. Portanto, além de ter metas é importante adequá-las ao que realmente é possível.

Portanto, faça planejamentos que estejam de acordo com as suas possibilidades e viva um dia após o outro. Assim você não irá se pressionar e vai poder manter sua saúde mental enquanto alcança seus objetivos.

8. NÃO TENHA MEDO DE PEDIR AJUDA

Se tudo der errado, é preciso reconhecer e pedir ajuda. Aliás, pedir ajuda é uma demonstração de coragem e força, não de fraqueza. Reconhecer que não está tudo bem faz parte do processo de cura e abre a porta para encontrar uma solução válida.

Mantenha hábitos saudáveis para seu corpo. Evite o consumo de álcool e outras drogas: elas são o que costumeiramente levam as pessoas ao fundo do poço.

Vale ressaltar que o consumo de substâncias psicoativas, principalmente quando abusivo, aumenta consideravelmente as chances de desenvolver transtornos mentais, segundo o Ministério da Saúde.

Lembre-se que reconhecer os próprios limites exige maturidade e coragem.  Não tenha medo de conversar com alguém quando sua saúde mental e bem-estar estiverem prejudicados . Afinal, todos temos problemas e motivos de sofrimento psíquico.

Porém, caso esteja se sentindo deprimido e tendo pensamentos que possam colocar em risco sua vida e de outros, procure ajuda de um psicólogo ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida através do telefone 188.