Unimed Norte / Nordeste

Principal > Blog > 5 sintomas de que a diabetes está descompensada

20 de março de 2024

5 sintomas de que a diabetes está descompensada

A diabetes descompensada ou descontrolada ocorre quando os valores de glicemia permanecem elevados por um longo período. Ela pode se desenvolver em pacientes que não sabem que têm a doença ou que não realizam o tratamento de forma adequada.

Por ser uma condição silenciosa, as altas taxas de glicose normalmente são diagnosticadas apenas quando o paciente já apresenta alguma complicação grave. Por isso, o MinhaVida reuniu 5 sintomas de diabetes descompensada para prestar atenção e evitar problemas mais sérios. Confira!

5 sintomas de diabetes descompensada

De acordo com a endocrinologista Lorena Lima Amato, as manifestações de diabetes descontrolada podem variar em cada paciente. No entanto, entre as mais comuns a especialista cita:

1. Vontade frequente de urinar

Em quadros de diabetes é comum que o paciente sinta vontade de urinar frequentemente, tendo a necessidade de ir ao banheiro diversas vezes durante a noite. “No caso de crianças, às vezes as que já saíram das fraldas voltam a fazer xixi na cama devido a esse volume”, informa Lorena. Isso ocorre pois o organismo encontra na urina um meio de se livrar do excesso de glicose presente no sangue.

2. Sede excessiva

Por conta da perda de líquido constante devido à micção frequente, a pessoa com diabetes descompensada pode ter sede em excesso e sentir a necessidade de beber muita água ou líquidos no geral.

3. Aumento do apetite

O aumento do apetite é outro sintoma que está relacionado à diabetes descompensada. O paciente pode sentir muita fome que, mesmo se alimentando, não cessa. Isso ocorre devido à falta de eficiência das células em captar a glicose e pelo esforço que o organismo está fazendo para eliminar o açúcar excessivo.

4. Perda de peso

Apesar do aumento de apetite, o paciente com diabetes descompensada pode perder peso. Devido à falta de insulina, o corpo apresenta dificuldade em reter gordura e produzir músculos. “A glicose está ficando só no sangue, não está nutrindo as células, que estão famintas e doentes”, explica a endócrina.

5. Mal-estar geral

O paciente também pode apresentar mal-estar geral, com episódios de tontura, náusea, sudorese, sonolência e fadiga intensa. O motivo é que, devido à diabetes, as células não conseguem receber glicose suficiente para produzir energia ao corpo.