Unimed Norte / Nordeste

Principal > Blog > Viva bem e com saúde

25 de julho de 2022

Viva bem e com saúde

O que mais buscamos na nossa vida, no nosso dia a dia? Ter bem-estar. Sem ele não somos nada. Por outro lado, quando temos saúde, bem-estar e qualidade de vida, tudo fica em equilíbrio e harmonia.

 Saúde começa pela boca. Certamente, você já ouviu essa expressão antes, mas o alimentar saudável é muito mais. O mais importante é pensar na alimentação de forma consciente.

O que significa não só o que você coloca na boca, mas outras formas de se alimentar, como o ar que respira, as palavras que fala, tudo que escuta e vê, o não saber perdoar o outro e a você mesmo. Temos que entender que nos alimentamos também das nossas emoções.

Portanto, se não priorizamos o alimento da mente não iremos integralizar a saúde por completo.

Procure alimentos e produtos frescos. Dê prioridade aos produtos orgânicos e agroecológicos. Se não pode consumi-los todos os dias, priorize aqueles que recebem carga menor de agrotóxicos. Dê preferência a compras em feiras e sacolões; se possível, conheça o produtor.

Movimente-se

Fazer exercícios físicos regularmente colabora para atingir e manter um peso saudável, além de ser um dos segredos da longevidade. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, além de fortalecer os ossos e regular o sono.

A prática de atividade física acelera o metabolismo e ajuda a gastar energia armazenada. Auxilia também na redução de gordura, preservando a musculatura, aliviando o estresse e fazendo você se sentir melhor.

O ideal é a regularidade nos exercícios sem sobrecarregar o organismo.

Não se esquecer dos alongamentos, que estimulam a circulação sanguínea, aquecem e lubrificam a musculatura e as articulações e oferecem maior disposição.

Outras Dicas:

  • Saber administrar o estresse é algo muito importante para manter o autocontrole. Um grau elevado de estresse — ou a incapacidade de lidar com ele — pode causar acidentes e problemas de saúde. Aprender a estabelecer prioridades e dizer “não” sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o estresse em sua vida.
  • Uma noite de sono tranquila é essencial para repor as energias gastas durante o dia. Um sono com qualidade contribui para seu bem estar físico e emocional.
  • Mantenha bons contatos sociais. Quando nos vemos divididos entre as demandas profissionais e da vida familiar, é fácil perder contato com amigos e familiares. Estas relações são essenciais para nosso bem estar. Trabalhe para “estar em contato”.

Dicas de Bem-Estar

Ter Bem-Estar Depende de Você: Concentre-se em tornar as coisas mais simples!

A disciplina é difícil de implantar num primeiro momento, mas conquistada, torna a vida muito mais simples e produtiva. Com disciplina, tempo e dedicação você encontra os recursos e caminhos para fazer tudo o que deseja e aprende a fazê-lo de uma forma que lhe traga muito prazer e alegria.

Simplifique os relacionamentos, espere um pouco menos das pessoas, não estabeleça expectativas muito elevadas. Cada pessoa possui uma forma de ser e um tempo para poder avançar e alcançar novos estágios de relacionamento, compreensão e atitude. Seja gentil com as dificuldades dos outros, encontre justificativas para as dificuldades deles com a mesma disposição e criatividade que encontra para a suas!

Nossas percepções do mundo ao nosso redor são profundamente influenciadas e criadas por nossas percepções do nosso mundo interior. Se quisermos um mundo melhor aqui fora, precisaremos reformar o mundo que trazemos no nosso íntimo. Vale o conselho do Mahatma Ghandi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo!”

Espero que você tenha um dia com muito bem-estar! 🙂

 

Fonte: Beleza e Saúde