Unimed Norte / Nordeste

Principal > Blog > Saiba o que há de novo no diagnóstico da hipertensão arterial

07 de agosto de 2018

Saiba o que há de novo no diagnóstico da hipertensão arterial

Pode ser que você esteja lendo algumas notícias na área da saúde alertando para novos critérios na definição de pressão arterial alta. Uma importante instituição americana, a American Heart Association, revisou alguns critérios do que seria considerado uma pressão normal ou elevada. Embora ainda esteja sob discussão, é importante notarmos a importância da pressão arterial elevada no desenvolvimento de inúmeras doenças cardíacas, renais e cerebrais.

Segundo essa nova referência, a pressão normal é aquela menor do que 120/80 mmHg. A partir de uma pressão 120/80 mmHg, já é considerada alterada, sendo que a hipertensão estágio 1 é aquela a partir de 130/80 mmHg, e estágio 2 a partir de 140/90 mmHg. Esses novos pontos de corte não necessariamente indicam um tratamento farmacológico mais precoce, mas enfatizam a necessidade de cuidados, principalmente modificações no estilo de vida e avaliação criteriosa dos riscos cardiovasculares individuais.

Se você tem risco cardiovascular elevado, poderá ser candidato a tratamento mais precocemente, mas deverá sempre investir na aquisição de hábitos de vida que ajudem a controlar a pressão arterial, como restrição de sal na alimentação, perda de peso para pacientes acima do peso, exercícios físicos (cerca de 150 minutos por semana), controle do consumo de álcool e consumo de alimentos ricos em potássio. Outra medida importante para reduzir a pressão é o uso cuidadoso de medicações que podem aumentar a pressão, como anti-inflamatórios, corticosteroides e alguns descongestionantes nasais.

Converse com o seu médico e entenda como você pode melhorar a sua saúde cardiovascular.

Fonte: www.acc.org