Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Presidente é homenageado pela Uniodonto com mais importante comenda da odontologia brasileira

28 de setembro de 2017

Presidente é homenageado pela Uniodonto com mais importante comenda da odontologia brasileira

O presidente da Unimed Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares de Albuquerque, foi agraciado com a medalha Dalton Nunes, a mais importante comenda do cooperativismo odontológico e uma das mais importantes do segmento no país, durante a 27ª Convenção Nacional Uniodonto, encerrada nesta sexta-feira (29), no Maksoud Plaza, em São Paulo. A homenagem a Tavares ocorreu na solenidade de abertura do evento, que também celebra os 45 anos de criação do Sistema Uniodonto.

Na presença do Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e sob o olhar atento de nomes expressivos do cooperativismo nacional, como ex-diretor da Aliança Cooperativa Internacional, Américo Utumi, e o superintendente das Organizações das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Aramis Moutinho Júnior o presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves de Souza Neto, fez um relato da trajetória de mais de quatro décadas de relevantes serviços prestados ao cooperativismo e ressaltou a liderança de Reginaldo Tavares de Albuquerque ao longo desse período. “A homenagem que prestamos é para uma das mais importantes lideranças do cooperativismo brasileiro, um homem que ainda dedica o melhor de seus esforços em prol do engrandecimento da atividade cooperativista”, destacou.

Reginaldo Tavares de Albuquerque agradeceu a homenagem do Sistema Uniodonto, historiou conquistas do cooperativismo brasileiro, elencou desafios atuais das cooperativas e disse acreditar que a intercooperação é o caminho para superação dos obstáculos. “Temos atravessado momentos difíceis e que exigem coragem e muita atitude para superar os problemas. Precisamos unir forças em prol da sustentabilidade de nossas cooperativas e em busca de mais espaços para o desenvolvimento de nossos segmentos”, registrou.

Condecoração – A medalha de mérito Dr. Dalton Nunes da Silva, condecoração instituída pela Uniodonto do Brasil em 2004, é conferida pelos membros do Conselho Técnico da Uniodonto do Brasil a pessoas ou instituições que prestaram relevantes serviços à Uniodonto do Brasil. É a mais alta condecoração do Sistema Uniodonto. O médico Reginaldo Tavares de Albuquerque, presidente da Unimed Norte/Nordeste, é um amigo da Uniodonto, uma liderança cooperativista e um defensor intransigente do cooperativismo, que trabalha diuturnamente, transformando em realidade um dos princípios do cooperativismo: a intercooperação.

Sobre o homenageado – Reginaldo Tavares de Albuquerque foi um dos fundadores do movimento cooperativista de saúde no Brasil, sendo um dos responsáveis pela criação da Unimed João Pessoa. Como presidente da cooperativa, colaborou na fundação da Uniodonto João Pessoa. Juntamente com Alberto Urquiza Wanderley e Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, foi um dos protagonistas da criação da Unimed Norte/Nordeste, que fez 40 anos no mês de setembro. Dr. Reginaldo também presidiu a Unicred Central Norte/Nordeste de 1993 a 2001. No Sistema Unimed, ocupou todos os principais cargos, com destaque para presidência da Aliança Nacional Cooperativista Unimed.

Natural de Cajazeiras, Paraíba, formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especializado em Ginecologia e Obstetrícia e pós-graduado em Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho. Ocupou os cargos de Superintendente Regional do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Secretário Estadual da Saúde, vice-prefeito de João Pessoa no período de 1996 a 2000, dentre outros.