Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Presidente da Unimed Norte/Nordeste é condecorado com Honra ao Mérito pelo CRM pelos relevantes serviços à medicina paraibana

20 de janeiro de 2023

Presidente da Unimed Norte/Nordeste é condecorado com Honra ao Mérito pelo CRM pelos relevantes serviços à medicina paraibana

O médico Reginaldo Tavares de Albuquerque, presidente do Sistema Unimed Norte/Nordeste, foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB) nesta sexta-feira (20), com a comenda de Honra ao Mérito pelos “relevantes serviços prestados para a história, desenvolvimento e a valorização da medicina”. Tavares, que celebrou 52 anos de formado, foi homenageado juntamente com outros profissionais das turmas formandas de medicina da Universidade Federal da Paraíba dos anos 1964 a 1974.

O presidente do CRM-PB, João Modesto, destacou a trajetória de cada homenageado, salientando o caráter ético, profissional e a postura humanista no desenvolvimento da medicina. “Estamos aqui homenageando homens e mulheres que dedicaram uma vida inteira à medicina”, justificou.

Reginaldo Tavares, que discursou em nome dos formandos de 1970, agradeceu a homenagem e a oportunidade de representar seus colegas de turma, falou das dificuldades vivenciadas no percurso acadêmico e profissional, e sublinhou que o exercício da medicina é um nobre sacerdócio, cuja missão maior é salvar vidas. Um país e mundo melhores passam por cada um de nós, pelo que fazemos e praticamos. A preservação de princípios éticos e morais revelam nosso caráter e nos ajudam a construir uma sociedade melhor e mais justa”, vaticinou.

Atual presidente da Federação Interfederativa Unimed Norte/Nordeste, cooperativa que faz 46 anos este ano, Reginaldo Tavares de Albuquerque foi um dos fundadores do movimento cooperativista de saúde no Brasil, sendo um dos responsáveis pela criação da Unimed João Pessoa, juntamente com outras lideranças médicas da época, a exemplo de Alberto Urquiza Wanderley e Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, já falecidos.

Reginaldo Tavares também foi o precurssor do cooperativismo de crédito no meio médico nas regiões Norte e Nordeste, tendo sido o primeiro presidente da Unicred Central Norte/Nordeste, no período de 1993 a 2001, hoje Sicredi.

No cenário nacional, Reginaldo Tavares liderou o cooperativismo de trabalho médico no país, sendo presidente do Sistema Nacional Unimed.

Saiba mais – Natural de Cajazeiras, na Paraíba, formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especializado em Ginecologia e Obstetrícia e pós-graduado em Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho, Reginaldo Tavares de Albuquerque não apenas fez carreira como liderança cooperativista. No serviço público, ocupou os cargos de Superintendente Regional do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), foi Secretário Estadual da Saúde e vice-prefeito de João Pessoa no período de 1996 a 2000, dentre outros.