Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Por unanimidade: aprovados relatório de gestão e balanço contábil-financeiro da Unimed Norte/Nordeste

02 de março de 2018

Por unanimidade: aprovados relatório de gestão e balanço contábil-financeiro da Unimed Norte/Nordeste

Lideranças cooperativistas e presidentes de cooperativas de trabalho médico reunidos em Assembléia Geral Ordinária nesta sexta-feira (02), no hotel Courtyard by Marriot, em Boa Viagem, no Recife, aprovaram, por unanimidade, o Relatório de Atividades, Balanço Geral e Demonstração de Resultados, acompanhados do parecer do Conselho Fiscal, relativos ao exercício de 2017, e o Plano de Ação 2018 da Unimed Norte/Nordeste. O médico Reginaldo Tavares de Albuquerque, presidente da Unimed Norte/Nordeste, que comandou os trabalhos durante toda a manhã, reconheceu as dificuldades, contudo registrou que “os resultados econômicos e financeiros auferidos, mesmo diante de todos os obstáculos, refletem a pujança do nosso negócio, que, em 2017, amealhou um faturamento líquido de R$ 680 milhões, o que comprova a vitalidade das operações mercadológicas da Unimed Norte/Nordeste no ambiente altamente competitivo da saúde suplementar”.

Tavares lembrou que os planos de saúde fecharam 2017 com uma redução de 0,6% no total de beneficiários em 12 meses, número um pouco melhor que o de 2016, quando a queda foi 2,8%,com perda de 1,4 milhão de vínculos. “Redesenhamos a nossa estrutura organizacional e a partir de um amplo planejamento estratégico, instituímos a Governança Corporativa, cujo modelo estabeleceu um grande sistema que envolve processos, costumes, políticas, leis e regulamentos que passaram a definir as diretrizes e metas da Unimed Norte/Nordeste, dentro do trinômio integrar,crescer e compartilhar”, disse.

Nos relatórios técnicos e operacionais apresentados aos participantes da Assembléia Geral Ordinária (AGO) pelo gerente contábil, Iran Torres, ficaram evidenciados os desafios da operadora de planos de saúde. “Com mais controle e equilíbrio na relação receita/despesa, o que sustenta a base da nossa retomada de crescimento e que prevê, dentre outras coisas, a melhoria do atendimento aos beneficiários e a sustentabilidade dos nossos negócios”, realçou o Superintendente Operacional, Jamaci Oliveira, que expôs o trabalho que vem sendo desenvolvido na Unimed Norte/Nordeste.

Durante a reunião, as lideranças e dirigentes que participaram da AGO elegeram os novos membros do Conselho Fiscal da cooperativa, que passa a ser composto por Antônio Carlos Rabat (Bahia), Genival Queiroga Júnior (Rondônia) e Ricardo Lourenço Coelho (Paraíba), como titulares; Carlos Antônio Figueiredo (Rio Grande do Norte), Rômulo Saraiva (Piauí), e Alceu Melo de Araújo Pereira (Pernambuco), como suplentes.

Na seqüência, concomitantemente a AGO, o Diretor de Mercado e Marketing da Unimed do Brasil, Darival Bringel de Olinda, que também é diretor do Complexo Unimed Norte/Nordeste e presidente da Unimed Ceará, fez uma apresentação sobre o cenário da saúde suplementar, com ênfase no posicionamento do Sistema Unimed.

Ainda nas reuniões do Conselho de Administração e Consultivo, a Unimed Belém expôs a sua plataforma de e-commerce utilizada na venda de planos de saúde. Paulo Siqueira, que detalhou as ações desenvolvidas pela cooperativa, ressaltou os ganhos operacionais que a operadora de planos de saúde tem auferido com a nova plataforma de comercialização.

A Unimed Fama, que também um sistema similar, apresentou a sua solução, destacando que a ferramenta utiliza funcionalidades do Infomed.

Ainda no Conselho Consultivo, a equipe Infomed apresentou a ferramenta Audit, uma inovação da solução SIG e que permite um conjunto de funcionalidades. O analista Kléber Nogueira dissertou sobre o tema aos conselheiros presentes.