Principal > Notícias > Palestra e campanha de conscientização marcam programação do “Novembro Azul” da Unimed Norte/Nordeste
A Unimed Norte/Nordeste deflagrou uma campanha de conscientização para chamar atenção de colaboradores e clientes para os cuidados com o câncer de próstata, considerado o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A operadora de planos de saúde distribuiu laços azuis com os seus colaborares e nesta terça-feira (08), no auditório do seu prédio sede, em Mangabeira, a nutricionista Michelle Chahara promove uma palestra sobre a importância da alimentação como proteção para a doença.
O objetivo da programação alusiva ao “Novembro Azul” é levar informação sobre cuidados que podem ser adotados no mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.
Sobre a doença – A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto. O câncer de próstata ocorre quando as células dessa glândula começam a se multiplicar de forma desordenada. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houver algum caso na família. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas. Por isso é fundamental que o homem faça exames de rotina. A recomendação da SBU é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com histórico familiar devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.
Novembro Azul – Criado na Austrália em 2003, o Novembro Azul foi lançado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O movimento já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no País e tem por objetivo combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.