Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Joaquim Barbosa vai ministrar conferência sobre ética e justiça durante Convenção das Unimeds e Unicreds do Norte/Nordeste

20 de agosto de 2015

Joaquim Barbosa vai ministrar conferência sobre ética e justiça durante Convenção das Unimeds e Unicreds do Norte/Nordeste

JOAQUIMBARBOSA

Ex-presidente do STF é uma das estrelas do evento que começa no próximo dia 02, no hotel Tambaú, em João Pessoa.

Ética e justiça para construção de uma sociedade cidadã é o tema da conferência que será ministrada pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, durante participação na Convenção das Unimeds e Unicreds do Norte/Nordeste, que terá inicio no próximo dia 02 de setembro, no Hotel Tambaú, na Capital, reunindo mais de 600 participantes de todo o país, entre líderes e dirigentes de cooperativistas dos segmentos médico e crédito. O ex-ministro é uma das estrelas do elenco de palestrantes e conferencistas do evento, capitaneado pelos médicos Reginaldo Tavares e Wilson Moraes, respectivamente presidentes da Unimed Norte/Nordeste e Unicred Central Norte/Nordeste, ambas sediadas em João Pessoa.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes nasceu em Paracatu, MG, tem 60 anos e é o primeiro homem negro a ser eleito presidente da corte no Brasil. Ficou conhecido nacionalmente por ter sido o relator do julgamento do “Mensalão” e por suas posições fortes. O ex-ministro tornou-se um exemplo para os brasileiros, principalmente pela determinação, tanto que foi eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo e também foi incluído em uma lista de 10 brasileiros que foram notícia no mundo, em 2013.

A Unimed Norte/Nordeste e a Unicred Central Norte/Nordeste estarão trazendo para a sua tradicional Convenção Regional outros importantes nomes, como Augusto Kury, Leila Navarro, Eliane Catanhêde, César Souza, dentre outros. O interessado em participar do encontro conjunto das cooperativas médicas e de crédito ainda pode realizar a sua inscrição de forma rápida e fácil pelo hot site, localizado no endereço www.unimednne.com.br/convencao.

A 27ª Convenção das Unimeds do Norte/Nordeste, 20º Simpósio de Cooperativismo de Crédito Unicred e 24º Encontro da Mulher Unimediana acontecem de maneira conjunta. Os eventos ocorrem de 02 a 04 de setembro, e celebram a união entre as cooperativas das áreas médico e de crédito, com destaque para o debate em torno das estratégias comerciais e mercadológicas de ambos os segmentos.

Currículo do palestrante – O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, exerceu vários cargos na Administração Pública Federal, com destaque para sua trajetória no Ministério Público Federal de 1984 a 2003, com atuação em Brasília (1984-1993) e no Rio de Janeiro (1993-2003). Nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal por Decreto de 5 de junho de 2003, para a vaga decorrente da aposentadoria do Ministro José Carlos Moreira Alves e tomou posse em 25 do mesmo mês. Foi eleito por seus pares na Sessão Plenária de 22 de novembro de 2012 para exercer a presidência do STF para o biênio de 2012-2014. Aposentou-se em julho de 2014.

Paralelamente ao exercício de cargos no serviço público, manteve estreitas ligações com o mundo acadêmico. É Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas). Cumpriu também o programa de Mestrado em Direito e Estado da Universidade de Brasília (1980-82), que lhe valeu o diploma de Especialista em Direito e Estado por essa Universidade. É Professor licenciado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ensinou as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo.

É autor das obras “La Cour Suprême dans le Système Politique Brésilien”, publicada na França em 1994 pela Librairie Générale de Droit et de Jurisprudence (LGDJ), na coleção “Bibliothèque Constitutionnelle et de Science Politique”; “Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade. O Direito como Instrumento de Transformação Social. A Experiência dos EUA”, publicado pela Editora Renovar, Rio de Janeiro, 2001; e de inúmeros artigos de doutrina.