Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Dirigentes e lideranças cooperativistas atestam retomada da Unimed/NNE e projetam novas perspectivas para 2019

03 de dezembro de 2018

Dirigentes e lideranças cooperativistas atestam retomada da Unimed/NNE e projetam novas perspectivas para 2019

Dirigentes e lideranças cooperativistas estiveram reunidos na última semana, em Recife, a capital pernambucana, discutindo e deliberando sobre o desempenho econômico-financeiro do Sistema Regional e a performance institucional e mercadológica da Unimed Norte/Nordeste, com destaque para as ações estratégicas, táticas e operacionais. A Diretoria Executiva apresentou um balanço da gestão e os indicadores alcançados no ano, que demonstraram a força e a capacidade de recuperação da Unimed Norte/Nordeste diante do cenário bastante complexo do mercado de saúde suplementar.

Com uma agenda de trabalho repleta de encontros técnicos e temáticos iniciados na quinta-feira (29) e encerrados no dia seguinte, as liderança e dirigentes cooperativistas apreciaram os planos executivos do Complexo Unimed Norte/Nordeste, incluindo a própria Federação Interfederativa Unimed Norte/Nordeste, a Central Operadora Norte-Nordeste e a Infomed Benner, empresa de tecnologia e gestão criada recentemente a partir da aliança comercial estratégica com o grupo Benner. A agenda de trabalho comandada pelo presidente Reginaldo Tavares de Albuquerque, contou ainda com a participação dos demais dirigentes do complexo: Vicente Justiano Barbosa Neto (Serviços e Negócios), Robson Jorge de Lima (Institucional), Emanoel Dantas Licarião (Meercado), pela Unimed Norte/Nordeste; Darival Bringel de Olinda (Diretoria Geral), Maria de Lourdes Correia de Araújo (Administrativo-Financeira) e Wilson Niwa (Mercado), pela da Central Operadora Norte-Nordeste.

Nas reuniões dos Conselhos de Federações, Consultivo, Fiscal e de Administração, o superintendente executivo, Jamaci Oliveira, detalhou um conjunto de iniciativas que a Unimed Norte/Nordeste empreendeu ao longo do ano. No que diz respeito ao desempenho das duas operadoras do complexo, Jamaci expôs dados minuciosos sobre a redução de custos assistenciais, administrativo, além de outras despesas, bem como todo o trabalho de saneamento e os planos delineados para 2019, com vistas ao pleno desenvolvimento das operações de mercado e institucional do Complexo Empresarial e Cooperativo.

Jamaci Oliveira fez questão de destacar a redução no número de reclamações e de notificações perante a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), um dos desafios assumidos pela gestão em 2018, e garantiu que a tendência é de cada vez mais exaurir esses indicadores. “Estamos investindo na melhoria constante dos nossos serviços, adoção de novas práticas, promovendo novos modelos de negócios e desenvolvendo uma gestão mais produtiva e focada em metas de qualidade e resultados” e acrescentou: “projetamos novas perspectivas e grandes realizações, sem perder de vista de que há muito por fazer”.

No mesmo diapasão, o presidente Reginaldo Tavares de Albuquerque fez uma avaliação positiva do BPO (Tecnologia, Processos e Pessoas) com a recém criada Infomed Benner Tecnologia e Serviços S.A, uma nova empresa especializada em soluções tecnológicas para a gestão das operadoras de planos de saúde e que tem participação societária de 60% da Benner e 40% da Unimed Norte/Nordeste. “Toda a nossa operação técnica foi transferida para a nova empresa, permitindo que os nossos gestores cuidem do estratégico e das definições gerenciais das nossas ações no mercado de planos de saúde, e isso tem permitido avanços importantes e os resultados estão podendo ser compartilhados com todos vocês em nossos encontros”, disse.

O presidente Reginaldo Tavares de Albuquerque aproveitou as reuniões dos conselhos técnicos executivos e estratégicos para apresentar o novo gestor contábil da Unimed Norte/Nordeste, Francisco Gomes, fruto de um processo de sucessão em que o indicado, que já pertencia aos quadros da Federação, assume o lugar de Iran Torres, a quem fez questão de agradecer os mais de 20 anos de dedicação às causas do cooperativismo regional. “Queremos, nesse momento, agradecer toda a dedicação do nosso querido Iran e desejar boa sorte a Francisco, nessa nova missão”, registrou.

Pauta extensa – A pauta extensa do Conselho Consultivo foi aberta com uma palestra do economista Roberto Luís Toster sobre o cenário macroeconômico brasileiro e as perspectivas com o governo Bolsonaro. O economista fez uma análise da cena mundial e realçou a sua visão acerca do ambiente nacional com a chegada de Jair Bolsonaro no Planalto. Para ele, o país deve ser otimista com o novo governo, a começar pelas medidas iniciais. “O que se vislumbra é um 2019 de grandes realizações para o país”, previu.

Na sequência, Cláudio Silloz e Clóvis Bittencort explanaram sobre as oportunidades dos fundos de investimentos Sifra, bem como as inúmeras opções às cooperativas de trabalho médico, em especial ao Sistema Unimed. Depois da apresentação do Sifra, o diretor de Serviços e Negócios, Vicente Justiniano Barbosa Neto, e Severino Benner, do grupo Benner, dissecaram a parceria que resultou na criação da Infomed Benner.

Infomed Benner – O diretor de Serviços e Negócios, Vicente Justiniano Barbosa Neto, lembrou o esforço e os investimentos da Unimed Norte/Nordeste na criação da solução Infomed, em 1994. De forma didática, Vicente descreveu o processo evolutivo da tecnologia do Sistema Regional, mas acentuou a necessidade de ampliação do mercado. “Foi a partir desse momento que verificamos a importância de um parceiro que pudesse levar conosco esse projeto, tornando-o ainda maior, daí a criação da nova empresa”, contou.

De acordo com Severino Benner, a Infomed Benner Tecnologia e Serviços S.A. inicia suas atividades com mais de 150 pessoas em operação e respondendo pelos principais processos da Federação Unimed Norte/Nordeste e tendo o desafio de ser o principal fornecedor de tecnologia e terceirização de processos das Unimeds das duas regiões. O investimento inicial será de R$ 20 milhões para estruturar o negócio e implantar um moderno e bem equipado Centro de Serviços Compartilhados, detalhou.

Com sede em João Pessoa, capital da Paraíba, a empresa nasce integrada a todas as demais unidades Benner de tecnologia e serviços pelo país, abrigando um centro de desenvolvimento de tecnologias e outro de serviços compartilhados para as Unimeds. “Além da terceirização dos processos da Federação Unimed Norte/Nordeste, serão oferecidos, dentre outros, serviços de plataforma de gestão e auditoria, com ambiência para sistema de nuvem com mobilidade; gestão de serviços para pacientes crônicos, gestão de clínica, ambulatórios e hospitais; serviços Datacenter na nuvem para as Unimeds e plataforma de Intercâmbio entre as Unimeds do Norte e Nordeste, bem como sistemas de compliance jurídico e ERP e sistema de Recursos Humanos”, acrescentou Severino Benner.

Severino Benner garantiu que a Infomed Benner surge com a promessa de ser única, revolucionária, um diferencial de competitividade na gestão, simplificando processos, aperfeiçoando diretrizes e transformando situações desafiadoras em resultados efetivos, a partir de soluções tecnológicas seguras, eficientes, inovadoras e voltadas a garantir a sustentabilidade das operadoras de planos de saúde.