Principal > Notícias > Conselhos debatem temas relevantes do cooperativismo nacional
O presidente da Unimed Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares de Albuquerque, revelou que após entendimentos e gestões iniciais com lideranças políticas e autoridades do setor de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estuda revisão nos valores de multas e a liberação de uma parte dos recursos de ativos garantidores para as operadoras. Tavares comandou as reuniões dos conselhos de Administração e Consultivo da Unimed Norte/Nordeste, ocorridos nesta sexta-feira (27), no Hotel Courtyard, em Boa Viagem, no Recife.
No encontro, as lideranças e demais dirigentes de cooperativas associadas a Unimed Norte/Nordeste firmaram compromisso em fortalecer o Intercâmbio Regional. Tavares relatou que a agenda de trabalho mantida com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, e com o presidente da ANS, José Carlos Abrahão, foram muito proveitosas e previu avanços importantes.
Reginaldo Tavares contou que novos contatos serão feitos nos próximos dias e a intenção é aprofundar o debate em torno desses e de outros assuntos atinentes ao Sistema Regional Unimed Norte/Nordeste.
Os presidentes da Unimed Federação Ceará, Darival Bringel de Olinda; da Unimed Recife e Federação Pernambucana, Maria de Lourdes Corrêa de Araújo; e da Federação da Amazônia, Emmanuel Licarião, ambos diretores da Unimed Norte/Nordeste, destacaram como muito produtivos os encontros em Brasília e vislumbraram novas perspectivas para o fortalecimento do Sistema Regional.
O consultor Hélio Mazza, da Saluttis Consultoria, foi o primeiro expositor da extensa pauta das reuniões realizadas pela Unimed Norte/Nordeste. Mazza abordou o tema “Autorização Condicionada”, modelo que atua na contenção da judicialização autorizando procedimentos não cobertos contratualmente cientificando ao usuário de cobrança posterior em custo operacional, após parecer da própria Agência Reguladora.
O presidente da Unimed Metropolitana do Agreste, sediada em Alagoas, Lenildo Amorim, e o analista de sistemas Paulo Gonzaga, da Unimed Norte/Nordeste, apresentaram o sistema Painel de Gestão, que utiliza a tecnologia Infomed no acompanhamento administrativo e operacional da operadora e de seus resultados financeiros e contábeis.
Victor Matsudo, idealizador do projeto Agita São Paulo e que o já levou para mais de cem países, tratou da importância da promoção da saúde para redução das despesas médicas e hospitalares. Matsudo sublinhou que a atividade física é o passaporte da saúde. “Não precisamos transformar nossos clientes em atletas, mas tirá-los do sedentarismo, que é a segunda maior causa de morbidade no mundo”, sintetizou.
Os dirigentes e lideranças dos conselhos de Administração e Consultivo ainda participaram de um jantar de confraternização.
Sobre a Unimed – A Unimed Norte/Nordeste é uma operadora de planos de saúde com quase 40 anos de história. Fundada em 15 de agosto de 1977, tem sua sede na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, e é constituída pelas Unimeds dos 16 estados das regiões Norte e Nordeste, responsáveis por reunir cerca 23 mil médicos cooperados, mais de 430 hospitais, dos quais 20 próprios, que respondem por mais de 23 mil leitos, entre próprios e referenciados, isso apenas no âmbito regional. Clientes Unimed Norte/Nordeste também contam com assistência nacional através de uma rede formada por mais de 109 mil médicos, 107 hospitais e 11 hospitais dia próprios, que disponibilizam 8.366 leitos próprios e 3.018 hospitais credenciados. Além disso, a rede oferece 189 pronto-atendimentos, 74 laboratórios e 88 centros de diagnósticos, todos próprios. São mais de 25 mil recursos credenciados, que respondem por mais de mais de 92 milhões de consultas/ano, 2,2 milhões internações/ano, e 197 milhões de exames complementares/ano.