Quando o ano letivo está terminando, os pais já precisam se preocupar com a próxima jornada escolar do seu filho. Isso porque essa é a hora de reservar a vaga na instituição em que ele está estudando, ou então de buscar uma nova escola para a criança. E o que é preciso considerar na hora de fazer essa escolha?
Essa decisão pode despertar muitas dúvidas e inseguranças nos pais, pois fará a diferença na vida dos pequenos e precisa levar em consideração diferentes questões. A proposta pedagógica da escola, os valores, a estrutura física, a segurança e a sintonia com as necessidades da família, entre outros aspectos, são colocados nessa balança.
Prioridades e pesquisa
Que fatores você considera essenciais em relação à escola ideal para os seus filhos? Atender a necessidades educacionais específicas? Localizar-se perto de casa? Encaixar-se em um determinado orçamento? Definir as prioridades é o primeiro passo para nortear a busca pela escola que mais se aproxime dessas necessidades e expectativas da família.
Tendo em mente quais são esses objetivos, é importante conhecer bem as características das escolas consideradas. Listamos alguns aspectos importantes para serem observados na hora de fazer essa escolha.
Informe-se
Busque referências sobre a escola. Pesquise sobre a instituição e visite-a pessoalmente para conhecer de perto o espaço, metodologia de ensino e rotina da escola. Informe-se sobre sua reputação e converse com outros pais para pedir indicações ou opiniões. Essa também é uma forma de conhecer as famílias que frequentam a escola e que irão conviver com o seu filho.
Estrutura física e recursos
Analise o ambiente da escola — salas de aula, biblioteca, laboratórios, área de convivência —, observando a segurança do espaço, limpeza, acessibilidade, organização e conservação dos ambientes. Avalie a qualidade dos alimentos oferecidos aos alunos. Também conheça materiais pedagógicos e tecnológicos utilizados, e a equipe multidisciplinar (se possui orientador pedagógico, psicólogo, profissionais de educação inclusiva, por exemplo).
Localização
Considere a localização da escola em relação à sua casa, avaliando o tempo necessário para percorrer esse trajeto, que tipo de transporte seria necessário e como isso pesará no bolso e na rotina da família.
Mensalidade
No caso de optar por uma escola particular, procure saber o que está ou não incluso na mensalidade e se o valor se encaixa nas finanças da família. Procure saber se a instituição oferece bolsas de estudo e quais são os requisitos para adquirir esse benefício.
Linha de ensino
Consulte o projeto pedagógico da escola e avalie o modelo educacional seguido pela instituição. Veja se a grade escolar segue o currículo obrigatório determinado pelo Ministério da Educação (MEC) e o que oferece além dessas disciplinas, entre programas, projetos e atividades extracurriculares e esportivas. Informe-se sobre as regras e diretrizes seguidas pela instituição, para compreender como são conduzidas questões que possam surgir no ambiente escolar, como casos de bullying, por exemplo. Avalie também como é a abertura da escola para diálogo com os pais e se as reuniões são realizadas em horários adequados à participação das famílias.
Professores
Informe-se sobre a qualificação dos professores e observe como eles interagem com os alunos. Certifique-se de que a instituição atende às exigências quanto ao número de alunos por sala. No caso da educação infantil, o MEC recomenda um professor para cada grupo de seis a oito crianças, com idade de até 2 anos; 15 crianças de 3 anos; ou 20 crianças de 4 até 6 anos.
Carga horária
Considere a carga horária trabalhada pela escola, se a instituição oferta período integral ou meio período, e se os horários se adequam à rotina dos pais. No caso de a instituição oferecer tempo integral, entenda qual a metodologia aplicada nesse tempo a mais que o aluno passa na escola.
Fonte: Unimed do Brasil