Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Colaboradores da Unimed Norte/Nordeste doam brinquedos e promovem dia das crianças em comunidade carente de João Pessoa

24 de outubro de 2016

Colaboradores da Unimed Norte/Nordeste doam brinquedos e promovem dia das crianças em comunidade carente de João Pessoa

FOTO2O dia das crianças foi comemorado no último dia 12, mas os quase 50 meninos e meninas assistidas pela Epopéia, organização não governamental sem fins lucrativos que funciona na comunidade Jardim das Laranjeiras, no bairro do José Américo, em João Pessoa, só puderam comemorar a data no último sábado (22). Em uma ação voluntária dos seus colaboradores, a Unimed Norte/Nordeste propiciou um dia todo especial aos pequenos, com brincadeiras, comidas e muitos brinquedos.

A iniciativa em desenvolver a ação foi uma forma de reconhecimento ao trabalho voluntário que a Epopéia vem prestando às crianças carentes de João Pessoa desde abril de 2011, data de sua fundação, e uma forma de contribuir com a campanha de financiamento coletivo para a entidade adquirir uma sede própria. A Epopéia oferece atividades educacionais para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, depende exclusivamente de doações e voluntariado para funcionar e vem enfrentando dificuldades para dar continuidade ao seu trabalho.

14732253_1332415233477362_4210229816984855907_n“Hoje o maior desafio é manter a constância, o que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade educacional, porque a nossa sede é alugada e estamos sempre com a incerteza da permanência”, explica Isaú Paulino, presidente da ONG ao relatar que a entidade já funcionou em três casas diferentes, não conseguindo ainda se fixar em um local próprio. FOTO3

Segundo a vice-presidente, Jadely Clementino, a necessidade de mudar de endereço, que surge sempre que o proprietário requisita o imóvel, gera vários problemas. “Nós já temos uma integração com a comunidade e é isso que nos mantém funcionando, apesar das interrupções com as mudanças, mas as dificuldades de reestruturar tudo são imensas”, conta Jadely. Ainda segundo ela, a cada mudança há a necessidade de encontrar outro imóvel em condições mínimas para receber as crianças e de realizar pequenas reformas e ajustes que possibilitem reiniciar as atividades. “Tudo isso leva tempo. Da última vez estivemos fechados por um semestre inteiro. É muito tempo”, conclui a vice-presidente.

Algumas das crianças atendidas pela instituição participam das atividades desde a fundação e são elas quem mais sentem a interrupção do trabalho. “Muitas das crianças vinham nos procurar para saber quando voltaríamos. Alguns pais também vêm, porque muitos só se sentem tranquilos de ir para o trabalho sabendo que os filhos, no horário oposto ao escolar, estarão conosco”, relata Eliúde Santiago, fundador e diretor financeiro. A ONG, que tem como lema: “acreditar, educar, transformar”, oferece aulas de leitura e produção textual, matemática, inglês, espanhol, teatro, teatro de bonecos, empreendedorismo e cidadania, além de oficinas e ações educativas mais pontuais.14572997_1332415260144026_3886212914254220727_n

FOTO4Todas as atividades são desenvolvidas por voluntários que se dispõem a ministrar as aulas e cuidar dos mais diversos afazeres para manter a instituição em funcionamento.

A campanha – Depois de interromper as atividades por três vezes, em razão da busca de uma nova sede, a ONG se viu novamente precisando procurar um novo prédio. A sede atual, onde a Epopéia reiniciou suas atividades há pouco mais de 3 meses, foi vendida e o novo dono não quer renovar o contrato de aluguel, que vence em dezembro, o que fez com que a entidade partisse para uma campanha de arrecadação de recursos para uma sede própria.

Organizada em uma das plataformas de financiamento coletivo virtual mais conhecidas do país, o Kickante, a campanha objetiva conseguir, no mínimo, R$ 176 mil, até o dia 8 de dezembro, para a aquisição de uma nova sede. O valor foi definido com base na média de preços de imóveis na comunidade (somado a taxa da plataforma), mas a expectativa é superá-lo, para que, além de adquirir o espaço, seja possível realizar reformas e adequá-lo a um espaço educativo.20161022_152152

A campanha que já recebeu o apoio de diversos artistas paraibanos, está baseada nas redes sociais da ONG e é possível saber mais acessando as páginas: www.facebook.com/epopeiaong, www.instagram.com/epopeiaong e a página da campanha no kickante (https://www.kickante.com.br/campanhas/lar-doce-lar-epopeia), onde é possível contribuir com qualquer valor a partir de R$ 20.