Principal > Blog > Aproveite o carnaval, mas não deixe a saúde de lado
O alimento é o combustível do nosso corpo, portanto para aproveitar os dias de folia é preciso alimentar-se corretamente. Dê preferência para legumes, verduras, carnes magras, além de carboidratos, pois eles ajudam a fornecer energia. Tenha sempre à mão uma barra de cereais ou uma fruta para evitar frituras na hora que a fome bater.
Quem vai pular o carnaval atrás dos trios elétricos, blocos de rua, na praia ou em lugares ao ar livre, não pode esquecer de ingerir de dois a três litros de água por dia para evitar a desidratação. Vale incluir outras bebidas saudáveis como água de coco e suco natural. Mas sempre dê prioridade para a água mineral.
Nem pense em sair de casa sem o protetor solar. Ele deve ser aplicado a cada duas horas para proteger a pele contra os raios que causam o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Se for viajar, verifique previamente se o Ministério da Saúde recomenda algum tipo de vacina, por exemplo, a da febre amarela.
Já para evitar as infecções sexualmente transmissíveis, o preservativo é indispensável. Ele pode impedir a contaminação pelo vírus HIV, assim como pelos agentes causadores da gonorreia, sífilis, herpes e HPV. Preservativos femininos e masculinos podem ser adquiridos gratuitamente nas unidades básicas de saúde.
Nosso organismo necessita de, pelo menos, oito horas para se recompor. Portanto, emendar um dia no outro, a fim de aproveitar ao máximo o carnaval, de fato não é uma boa ideia. Descansar e relaxar para recarregar as energias é a atitude mais correta.
Para aproveitar os dias de folia, o ideal é não consumir bebidas alcoólicas. Em caso de ingeri-las, não exagere na quantidade. O excesso de álcool pode provocar rubor facial (vermelhidão), náuseas, taquicardia, palpitações, confusão mental e vômito, podendo levar ainda ao coma alcoólico. Se optar pelo consumo durante esses dias, intercale com a ingestão de água para evitar desidratação e embriaguez. Além disso, nunca consuma bebidas alcoólicas com o estômago vazio.
Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura – Alex Mendes
Fonte: Ministério da Saúde