Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > ANS divulga esclarecimentos sobre novas regras para partos

17 de julho de 2015

ANS divulga esclarecimentos sobre novas regras para partos

PARTOAs novas regras para a realização de partos na rede particular de saúde já estão em curso desde julho, fruto de uma resolução do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que visa pressionar as operadoras a fiscalizarem mais hospitais e médicos para diminuir a quantidade de partos cesáreos feitos por planos de saúde no Brasil. Em seu site, a ANS divulgou esclarecimentos sobre a medida e os interessados em obter mais detalhes podem conferir pelo link http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/qualidade-da-saude/2923-entram-em-vigor-novas-regras-sobre-parto-na-saude-suplementar .

As regras têm como objetivo estimular o parto normal e reduzir as cesarianas, quando possível, pois o índice de nascimentos por meio cirúrgico chega a 84,6% do total realizado via planos de saúde. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 15%.

Entre as novas regras, fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados. Segundo o governo, com essas informações em mãos, a mulher terá a oportunidade de analisar melhor e com calma o histórico do médico e do local em que o parto será realizado e pode ajudá-la a optar, inicialmente, pelo método normal.

Cartão de Gestante e Partograma estão disponíveis na área Prestador, localizada na parte superior do portal da Unimed Norte/Nordeste, cujo endereço é http://unimednne.com.br/prestador/downloads .