Principal > Convenção > Samy Dana traça panorama econômico e destaca modelo tributário do Brasil um dos principais problemas
O cenário econômico brasileiro foi debatido pelo economista Samy Dana, pós-doutor em Finanças, professor da FGV e comentarista da Globo News. O conferencista fez um panorama econômico do país, apresentando comparativos com outros países, a exemplo da Austrália, Canadá e Alemanha. “Se a economia vai bem no país, todo o resto vai bem”, enfatizou Samy Dana que apontou o modelo tributário como um dos principais problemas do país.
Samy Sana apresentou os principais perfis que interagem como players econômicos: as pessoas, as empresas e o governo. “O Brasil, de modo geral, não vê com bons olhos o empresário. Isso é um grande erro, pois é preciso justamente estimular o trabalho das empresas que geram empregos, divisas e oportunidades de negócios, que tanto contribuem para o crescimento do país”, pontuou o palestrante. “A força do nosso país está na correlação harmoniosa entre os participantes que atuam no âmbito econômico”, ressaltou.
O palestrante enfatizou que o empreendedorismo continua sendo uma alternativa importante para o desenvolvimento econômico. “Infelizmente, a alta dos impostos e a burocracia são os grandes entraves”, disse Samy.
“A inviabilização do mercado reside, principalmente, nos processos burocráticos e na tributação, o que repercute na alta dos custos. Com isso, o Brasil acaba se tornando um país muito caro”, chamou a atenção o palestrante. “Para a economia crescer adequadamente, agir com eficiência nesses pontos é fundamental”, argumentou.