Unimed Norte / Nordeste

Principal > Convenção > Alfredo Minervino e Ana Beatriz Barbosa abrilhantam programação da Mulher Unimediana

11 de agosto de 2017

Alfredo Minervino e Ana Beatriz Barbosa abrilhantam programação da Mulher Unimediana

Todos os aspectos da doença tida como o “Mal do século” foram abordados pela médica, pós-graduada em psiquiatria, Ana Beatriz Barbosa, convidada especial da Associação da Mulher Unimediana. De forma bastante clara em sua palestra, na manhã de quinta, ela detalhou aquela que já é uma epidemia mundial, reconhecida até pela Organização Mundial de Saúde, muito embora seja ainda confundida com uma “tristeza qualquer”. Além dela, o psiquiatra Alfredo Minervino foi outra atração do primeiro dia de Encontro da Mulher Unimediana, promovida pela Associação presidida por Maria Jandira Fernandes de Albuquerque.

Autora de vários livros, entre eles o “Mentes Depressivas”, a especialista revelou que os níveis físico, mental e espiritual do ser humano são afetados pelo distúrbio, provocando sentimentos de tristeza, pesar e culpa, podendo ser encarada como uma manifestação do organismo. “O depressivo perde a capacidade de se entusiasmar pela vida. Ele existe sem um proposito”, disse.

Ela alertou que atualmente as pessoas deprimem mais cedo e mais gravemente. São 2,5% de crianças e 8,5% dos adolescentes que alteram de forma significativa o relacionamento com família, o desenvolvimento social e também o rendimento escolar. Embora possa existir uma predisposição genética, segundo ela, ninguém está livre da doença, que não pode ser encarada como uma fraqueza. Pelo menos 13,5% da população acima de 65 anos também é afetada.

Ter um propósito claro de vida e cultivar a espiritualidade, além de se manter conectado com as pessoas, sendo capaz de servi-las, são alternativas contra esse mal. “Precisamos revê o modo como são educadas as crianças hoje, sobre o tipo de vida que estamos levando. Talvez a depressão seja uma chance de refazer a nossa história e humildemente reconhecer e acreditar numa força superior”.

A médica foi bastante saudada pelas presentes, que foram unânimes ao ressaltar a postura clara e maneira simpática com que foi exposto um tema tão complexo e muito apropriado para o 26º Encontro da Mulher Unimediana.