Unimed Norte / Nordeste

Principal > Blog > O mês de novembro marca o combate ao câncer de próstata, que afeta um a cada seis homens. Conheça melhor a doença e previna-se.

01 de novembro de 2017

O mês de novembro marca o combate ao câncer de próstata, que afeta um a cada seis homens. Conheça melhor a doença e previna-se.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. E é por conta disso e pensando naqueles que não se cuidam que a Unimed Norte/Nordeste adere à mobilização da campanha Novembro Azul.

A operadora de planos de saúde que há 40 anos cuida da saúde, da qualidade de vida e do bem estar das pessoas, oferecendo as melhores soluções em saúde para clientes, colaboradores e partes interessadas, quer levar mais informação sobre o assunto até você.

Sobre a próstata – É uma glândula que só os homens possuem e integra o sistema reprodutor masculino. Ela pesa de 25 a 30 gramas e está localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer de próstata ocorre quando células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Grande parte dos cânceres de próstata se desenvolvem lentamente, sem sintomas aparentes, o que justifica a necessidade dos exames preventivos.

Em fases mais avançadas, o paciente pode sentir: vontade de urinar com maior frequência, jato urinário mais fino e dificuldade para urinar. Dores ósseas, com ênfase na região das costas, podem ocorrer em casos mais avançados devido à presença de metástases (instalação de um ou mais focos do tumor distantes do local em que ele se originou), e sinalizam que a doença evoluiu para um estágio de maior gravidade.

Formas de prevenção – Evitar os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção são ferramentas essenciais. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já está comprovado que algumas atitudes ajudam a reduzir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não-transmissíveis como diabetes e as doenças cardiovasculares (hipertensão, derrame, infarto de miocárdio).
Dentre estas medidas, destacam-se: