Unimed Norte / Nordeste

Principal > Blog > Cor da urina pode ser indicio de algum problema de saúde

07 de outubro de 2015

Cor da urina pode ser indicio de algum problema de saúde

UNIMED FORTALEZAVocê sabia que a cor da urina pode revelar alguns problemas de saúde? A quantidade de líquido ingerido está diretamente relacionada com a concentração urinária. Aqui apresentamos dez tons diferentes do xixi e seus significados.

A urina saudável, segundo a medicina, deve ser amarela clara, quase transparente, e ao urinar a pessoa não deve sentir dor ou desconforto. Quando a urina é transparente, indica que a pessoa bebe muita água, até em exagero. A cor amarela palha muito claro, é considerada normal, assim como o amarelo escuro, embora este indique que precisa beber mais água. A cor âmbar ou mel mostra desidratação e a necessidade também de ingerir mais água.

Quando a urina vem com uma espuma efervescente pode indicar excesso de proteína na dieta ou problema renal. A laranja pode ser falta de água, ou devido à pigmentação da comida. Se persistir pode indicar problema no fígado ou vesícula. Para aqueles que têm o xixi rosado ou avermelhado pode está relacionado à comida, o que se continuar indica problema de fígado, vesícula, rim, próstata, infecção ou tumor. Tem também a cor acastanhada que indica desidratação severa ou problema de fígado. E o azulado ou esverdeado pode ser da comida, medicação ou infecção bacteriana.

Caso sua urina se encaixe em umas das cores que indicam problemas citados acima, procure um médico.