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REEMBOLSO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Formulário de solicitação de reembolso

• Formulário de solicitação de reembolso devidamente preenchido;
• Cópias do cartão Unimed Norte/Nordeste, comprovante de residência, RG, CPF do titular do plano e telefone para contato;
• Cópia do documento com dados bancários do titular do plano para o crédito;
• Recibos ou notas fiscais originais contendo: Nome completo do paciente, beneficiário do reembolso, e nome, assinatura e carimbo do profissional que realizou o procedimento, nº do Conselho de Classe e CPF, além da especialidade médica e descrição dos procedimentos realizados.
• Quando o beneficiário titular for menor de idade, se faz necessário o envio da cópia do RG ou Certidão de nascimento do mesmo, para comprovação de filiação/vínculo com o titular da conta-corrente.
• Todos os tipos de pedidos de reembolso estão sujeitos à análise prévia por parte da Unimed Norte Nordeste.

 

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

• A documentação deverá ser entregue em uma das filiais da Unimed Norte Nordeste, ou enviada através de Carta registrada ou SEDEX aos cuidados do setor de Documentos (Assunto: Solicitação de Reembolso) destinado ao endereço Av. Josefa Taveira, nº 53, Mangabeira – João Pessoa/PB – CEP: 58055-000.

PRAZO PARA SOLICITAR

• Até 01 ano (a contar da data do recibo).

PRAZO DE PAGAMENTO

• Até 30 dias corridos (após o registro do protocolo e recebimento de toda a documentação necessária).

Obs.: Nos casos das devoluções das solicitações de reembolso, ocasionados por erro de preenchimento ou insuficiência de dados, ou ainda pela falta de apresentação da documentação obrigatória exigida, um novo prazo de 30 (trinta) dias se iniciará a contar da data da reapresentação dos documentos devidamente corrigidos.

FORMA DE PAGAMENTO

• O reembolso será feito na conta do titular do plano através de conta corrente, poupança ou conta de terceiro*. Não será possível depósito em Contas Salários e Conta de Pessoa Jurídica.

Obs.: Para os depósitos efetuados em conta de terceiros será necessário envio de declaração redigida pela titular, autorizando o depósito contendo o nome e CPF do favorecido. A declaração deve estar assinada pelo titular em conformidade com seu RG, o qual deverá ser anexado no momento do envio da referida declaração.

EM QUAIS CASOS MEU PEDIDO DE REEMBOLSO NÃO SERÁ ACEITO?

• Procedimentos realizados de forma particular quando o contrato não possuir este tipo de cobertura
• Cobrança de instrumentador ou auxiliar quando credenciado ou quando fizer parte de equipe médica particular;
• Diferença de valor para troca de acomodação superior;
• Procedimentos que estejam fora do Rol mínimo estabelecido pela ANS, vigente na data de realização do evento;
• Documentação inválida. Exemplo: RPS (recibo provisório de serviço), cópia de recibo ou de nota fiscal, recibo rasurado ou sem a informação do serviço prestado;
• Recibos de despesas que não estejam ligadas a Tabela de Referência da Assistência Médica, Hospitalar ou Odontológica (copa, telefone, taxi).

IMPORTANTE

• Se o plano for Coletivo Empresarial, verificar junto a empresa contratante, pois cada contrato prevê suas próprias regras. Todavia, existem algumas situações onde o reembolso será obrigatório, conforme determina a lei 9656/98 e demais normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, a saber:

- “Reembolso, em todos os tipos de produtos de que tratam o inciso I e o § 1º do art. 1º desta Lei, nos limites das obrigações contratuais, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde, em casos de urgência ou emergência, quando não for possível a utilização dos serviços próprios, contratados, credenciados ou referenciados pelas operadoras, de acordo com a relação de preços de serviços médicos e hospitalares praticados pelo respectivo produto, pagáveis no prazo máximo de trinta dias após a entrega da documentação adequada; (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001)”.

• Para demais informações e/ou esclarecimentos, disponibilizamos nossos canais de comunicação no Fale Conosco em nosso site www.unimednne.com.br ou através do nosso 0800-722-6090.