Principal > Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

responsabilidade_social

As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.

O Sistema Unimed lançou sua Política Nacional de Responsabilidade Social no ano de 2001, com a missão de disseminar a Responsabilidade Social e incentivar as cooperativas a implementá-la em sua gestão, fortalecendo os princípios do cooperativismo e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Para a implementação das ações, a Política Nacional atua em três pilares: Orientação e Informação, Ferramentas e Práticas de Gestão. Esses pilares são acompanhados, ainda, por compromissos nacionais e internacionais assumidos ao longo dos anos, tais como o Pacto Global, o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e os Objetivos do Milênio, que pautam a tomada de decisões para a criação de novos programas e projetos de Responsabilidade Social.

Compromisso com a sociedade

A Unimed do Brasil incentiva as ações que contribuem para os Objetivos do Milênio (ODMs), principalmente os voltados à saúde e à qualidade de vida:

objetivos_milenio

Compromisso com a sustentabilidade

globalO Sistema Unimed assinou, em 2007, o Pacto Global (Global Compact), criado em 1999 pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan. A iniciativa propõe a cidadania corporativa como uma forma de contribuição para o avanço de uma economia global mais sustentável e inclusiva. Os 10 princípios universais do Pacto Global são:

 

 

  • Respeitar e proteger os direitos humanos;
  • Impedir violações de direitos humanos;
  • Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
  • Abolir o trabalho forçado;
  • Abolir o trabalho infantil;
  • Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;
  • Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  • Promover a responsabilidade ambiental;
  • Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente;
  • Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

convecao

 Contribuição da Confederação Norte/Nordeste

A Confederação Norte/Nordeste cumpre importante papel na promoção de princípios e diretrizes da política nacional de Responsabilidade Social do Sistema Unimed. A convenção regional, realizada anualmente reunindo lideranças, personalidades e os mais diversos atores do cooperativismo, com destaque para as áreas médica e de crédito, é um importante palco de discussão de temas contemporâneos da sociedade mundial.