Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Unimed Norte/Nordeste busca modelo de gestão para OPME e projeta acreditação com melhoria de serviços

16 de fevereiro de 2017

Unimed Norte/Nordeste busca modelo de gestão para OPME e projeta acreditação com melhoria de serviços

VISITA UNIMED GOIÂNIAGarantir qualidade no atendimento, disponibilizar mais serviços e ampliar o cuidado aos clientes são alguns dos objetivos do plano estratégico definido pela Unimed Norte/Nordeste para todo o ano, cujas diretrizes prevêem um conjunto de ações voltadas à satisfação dos clientes. Em recente visita a Goiás, o superintendente Linton Barros e Luciana Macedo, do núcleo de Gestão de Riscos, conheceram de perto o modelo adotado pela Unimed Goiânia, cujos passos do processo de acreditação devem ser seguidos pela Unimed da Unimed Norte/Nordeste.

Na visita, os representantes da Unimed Norte/Nordeste foram recebidos pelo presidente da Unimed Goiânia, Sizenando Campos Júnior, que estava acompanhado de alguns integrantes de sua equipe de colaboradores, constituída por Marta Fernandes, da Assessoria de Relações Institucionais; do colaborador José Lino, da área de Gestão de OPME; Armando Santos, coordenador da área de Gestão de Processos; Adriano Vargas, gerente Financeiro; e de Rodrigo Garibaldi, coordenador da área Infraestrutura. Na oportunidade, foi apresentado o modelo de gerenciamento de órteses, próteses e materiais especiais, as chamadas OPMEs, cujo trabalho resultou num moderno e inovador sistema de tecnologia.

O superintendente da Unimed Norte/Nordeste, Linton Barros Júnior, revelou que das mais de mil operadoras de Saúde brasileiras, apenas 15 possuem acreditação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme dados da autarquia de janeiro de 2017. “Mesmo sendo uma prática voluntária, a acreditação deve ser considerada pelas operadoras de saúde que queiram atingir níveis elevados de excelência porque o processo de adequações aos padrões, por si só, age como uma ferramenta de gestão, que garante redução de retrabalho, recursos de glosas e demais custos”, explicou.

Linton Barros disse que a determinação da Diretoria Executiva da Unimed Norte/Nordeste é no sentido de buscar todos os meios para o inicio da acreditação, cujo processo permite um controle maior da qualidade da assistência. “O nosso agradecimento ao presidente da Unimed Goiânia, Doutor Sizenando, pela distinção com que fomos recebidos, permitindo um melhor encaminhamento de questões fundamentais, como o modelo gestão das OPME’s e a própria acreditação”, referenciou.

A certificação de acreditação foi criada há pouco menos de seis anos, após publicação da Resolução Normativa 277, e entrou em prática somente em 2014, com a adesão de cooperativas Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Unimed Belo Horizonte e Unimed São José do Rio Preto e a seguradora Bradesco Saúde. Ser uma operadora acreditada pela RN 277 pode trazer uma série de benefícios à gestão, mas exige importantes adaptações para que sejam atingidos os níveis de excelência.

Sobre a Unimed – A Unimed Norte/Nordeste é uma cooperativa de trabalho médico e completa 40 anos de história em 2017, mais precisamente no dia 15 de agosto. A empresa comercializa planos de saúde, tecnologia para a gestão das operadoras de planos de saúde e seguros.

A cooperativa tem atuação marcante do Acre à Bahia através de 46 Unimeds, distribuídas em 06 Federações e 40 Singulares que cobrem, no conjunto do Sistema Unimed, 85% dos municípios das regiões Norte e Nordeste, oferecendo saúde e serviços de qualidade. O Sistema Unimed Norte/Nordeste é composto por mais de 24 mil médicos cooperados e quase 3 milhões de clientes.