Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Unimed Norte/Nordeste adere ao Outubro e Rosa com ações preventivas promocionais de saúde

05 de outubro de 2016

Unimed Norte/Nordeste adere ao Outubro e Rosa com ações preventivas promocionais de saúde

SONY DSCA Unimed Norte/Nordeste volta a mobilizar todos os seus colaboradores para mais uma importante causa em defesa da vida. Para despertar a atenção para a prevenção do câncer de mama, considerado o segundo tipo de câncer que mais atinge as brasileiras, a cooperativa adere, mais uma vez, ao Movimento Outubro Rosa, mobilização mundial contra a doença em todo o planeta.

Os colaboradores da Unimed Norte/Nordeste participam da campanha como embaixadores, portando laços estilizados em alusão a mobilização. Uma programação também será desenvolvida ao longo do mês de outubro, com direito a palestras acerca dos cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença.

O câncer de mama é o mais frequente na população feminina na maioria das regiões do Brasil, atingindo mulheres dos 20 aos 70 anos. De acordo com o médico Aldrovando Grisi, a doença possui uma taxa de cura superior a 90%, caso detectada precocemente. “Se diagnosticado e tratado de maneira adequada, o prognóstico é considerado muito bom”, asseverou.

SONY DSCEntre os fatores de risco da doença, destaque para a menopausa tardia, o uso de anticoncepcionais e reposição hormonal e o histórico genético de incidência da doença. A realização do autoexame e de exames de mamografia, além da consulta regular com o mastologista, são fatores essenciais para a detecção e tratamento rápido desse tipo de câncer.

Prevenção – Alguns cuidados devem ser adotados, com foco na qualidade de vida. O autoexame das mamas mensalmente, principalmente se a mulher tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente.

A ida ao médico regularmente é outra ação importante. Acima dos 40 anos de idade é indicada a realização da mamografia anualmente. Manter uma alimentação rica em frutas e verduras, diminuindo a ingestão de alimentos industrializados e frituras é outra medida fundamental. SONY DSC

IMG-20161004-WA0198A prática de exercícios físicos regularmente é crucial. Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, o público masculino deve considerar sinais da doença como nódulo doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

Dicas para uma vida saudável – Saúde e felicidade caminham juntas. Nada melhor que a prevenção para promover mais qualidade de vida e bem-estar. Por isso, previna-se contra o Câncer de Mama realizando exames preventivos atualmente, como o Papanicolau e exames para DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).