Unimed Norte / Nordeste

Principal > Notícias > Unimeds e Unicreds comemoram sucesso de Convenção e destacam comparecimento maciço de lideranças

10 de dezembro de 2013

Unimeds e Unicreds comemoram sucesso de Convenção e destacam comparecimento maciço de lideranças

Unimeds e Unicreds comemoram sucesso de Convenção e destacam comparecimento maciço de lideranças.

Unimeds e Unicreds comemoram sucesso de Convenção e destacam comparecimento maciço de lideranças.

Com as presenças das principais lideranças dos segmentos cooperativistas médico e crédito, a Convenção das Unimeds e Unicreds das regiões Norte e Nordeste foi coroada de pleno êxito, segundo avaliação majoritária dos pouco mais de 500 participantes. O evento foi encerrado na última sexta-feira, 30, pelo presidente da Unimed Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares de Albuquerque, que comandou plenária de encerramento que aprovou a Carta de Maceió (documento contendo diretrizes norteadoras para as cooperativas dos segmentos envolvidos) e escolheu a cidade de Fortaleza, no Ceará, como sede da 26ª Convenção das Unimeds do Norte/Nordeste, 19° Simpósio de Cooperativismo de Crédito e do 23° Encontro da Mulher Unimediana.

O presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, parabenizou a forma como o evento foi organizado e destacou o congraçamento em torno dos diversos segmentos cooperativistas. Além dele, a Convenção contou com as presenças de quase todos dirigentes do Sistema Unimed, a exemplo de Mohammad Akl (Central Nacional Unimed), Nilson Luiz May (Unimed Participações), Orestes Barrozo Medeiros Pullin (Unimed do Brasil e Federação Paraná), Edson George Nassar (Bansicredi), Humberto Jorge Isaac (Central Nacional Unimed), José Abel Ximenes (Federação Unimed Goiás/Tocantins), dentre outros.

Uma participação mais ativa da classe médica, do Sistema Unimed e das cooperativas de crédito na construção de uma nova ordem social, com oportunidades para todos e mais próxima dos anseios da população, foi o que defendeu o presidente da Unimed Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares de Albuquerque, durante a 25ª Convenção das Unimeds do Norte/Nordeste, 18° Simpósio de Cooperativismo de Crédito e do 22° Encontro da Mulher Unimediana.

Reginaldo Tavares de Albuquerque, lembrou Bérgson ao justificar a necessidade de mais ação em torno da resolução dos principais problemas do país. “É inaceitável a dualidade de nação que ainda somos. De um lado, uma sociedade moderna, que opera em condições semelhantes a de um país de primeiro mundo. De outra parte, uma sociedade nos limitas da pobreza absoluta, como se não bastassem os elevados desníveis sociais”, prelecionou.

O presidente da Unimed Norte/Nordeste fez uma avaliação da saúde no Brasil, destacando a dramaticidade dos problemas existentes, acentuou o quadro de contrastes existentes entre pobres e ricos, referenciou a série de protestos promovidos em todo o Brasil e apontou o compromisso do cooperativismo como alternativa para um mundo mais solidário. “Uma nova ordem social deve promover o bem estar de todos, porque a sociedade é fruto e resultado das funções dos valores individuais”, pontificou.

Por sua vez, o presidente da Unicred Central Norte/Nordeste, Wilson Ribeiro de Moraes Filho, destacou a força do cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste, apontou as muitas conquistas obtidas ao longo dos anos e exortou a necessidade de união em torno de objetivos e ideais comuns. “O Sistema Regional está cada vez mais coeso, com novas posturas para o nosso desenvolvimento cada vez maior. Somos referência no país pela forma descentralizada de condução do cooperativismo de crédito, estimulando a participação através dos comitês segmentados por áreas, bem como pela condução participativa de todos através da voz ativa no Conselho de Administração”, asseverou.

Ao falar em nome dos dirigentes do Complexo Empresarial Cooperativo Unimed, o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, parabenizou a Unimed Norte/Nordeste em nome dos demais organizadores do evento, que, segundo ele, é um dos mais representativos e tradicionais do cooperativismo nacional. “Queremos parabenizar todos os companheiros que aqui estão presentes a esse evento que reúne em um só ambiente dois dos mais importantes segmentos do cooperativismo brasileiro”, salientou.

Saúde e Humanismo foi o tema central dos eventos conjuntos das Unimeds e Unicreds do Norte/Nordeste. Martha Gabriel, Alfredo Minervino, Luiz Rabi Júnior, Ana Beatriz Barbosa, Salette Lemos, Lívia Zago, Paulo Valadares, César Souza, Frei Betto, Roberto Crema, João Carlos, Renato Meireles, Jayme Alves e Roberto Shinyashiki foram alguns dos nomes do elenco de palestrantes e conferencistas do evento, promovido pela Unimed Norte/Nordeste, Unicred Central Norte/Nordeste e Associação da Mulher Unimediana.