Principal > História

História

foto1

1884

A primeira cooperativa do mundo nasceu em Rochdale, na Inglaterra, no ano de 1884, por um grupo de 28 tecelões cuja idéia era combater o capitalismo através da solidariedade, cooperação, honestidade e esforço coletivo. Os ideais de ajuda mútua e ação em conjunto são fundamentais para o cooperativismo, que busca o resultado útil e comum a todos. O cooperativismo prega igualdade, solidariedade, democracia, participação, honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação com o semelhante.

1967

Santos, onde tudo começou - O cooperativismo de trabalho médico surgiu em Santos, São Paulo, em 1967, graças a um grupo de médicos da cidade que criou um modelo de prestação de serviços profissionais para o setor saúde. A Unimed de Santos teve como primeiro presidente o cirurgião José Luiz Camargo Barbosa.

1977

As primeiras cooperativas no Nordeste - As primeiras Unimeds do Nordeste surgiram nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Recife. A Confederação das Unimeds Norte/Nordeste surgiu em 1977, após vinculação das cooperativas de João Pessoa, Campina Grande e Recife que originou a Federação das Unimeds do Norte/Nordeste. Sua fundação data de 15 de setembro de 1977, tendo à frente na sua primeira diretoria o médico Alberto Urquiza Wanderley (de saudosa memória), presidente; Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, vice-presidente, e Reginaldo Tavares de Albuquerque, superintendente.