Principal > Dicas > Previna a hipertensão com algumas medidas

Previna a hipertensão com algumas medidas

hipertensao-5279555a3def2A primeira causa de morte do mundo são as doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, doença coronariana, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Por ser o principal fator de risco dessas doenças e, em 95% dos casos, ter causa desconhecida, a hipertensão é denominada hipertensão essencial ou primária. Existem também casos de hipertensão secundária, quando a causa é outra doença, como problemas renais, por exemplo. Entre os principais fatores de risco destacam-se o histórico familiar, a obesidade, o abuso de álcool, o tabagismo e o sedentarismo. É muito importante lembrar que essa doença pode atingir qualquer pessoa. Homens, mulheres após a menopausa e idosos têm maior chance de desenvolver a doença.

Para prevenir a hipertensão, algumas medidas podem ser adotadas. Por exemplo, adquirir um estilo de vida saudável está no topo das principais medidas no combate à doença, não só na luta contra a hipertensão, mas de várias outras doenças. Segue, abaixo, uma lista de medidas que ajudam a prevenir a hipertensão:

1.   Controlar o estresse;

2.   Manter o peso adequado;

3.   Reduzir o sal na comida;

4.   Moderar o consumo de bebida alcoólica;

5.   Praticar exercícios físicos regularmente;

6.   Parar de fumar;

7.   Comer frutas e verduras para obter maior quantidade de potássio;

8.  Evitar o excesso de carne vermelha e não preparar os alimentos com a gordura. Retire-a antes;

9.  Evitar alimentos congelados, industrializados e molhos, pois são normalmente ricos em gordura animal e sal.

É importante deixar claro que, apesar de todas as medidas de precaução aqui apresentadas, deve-se ser realizada a aferição da pressão arterial regularmente, pois, com apenas uma aferição, não se pode diagnosticar um quadro de hipertensão.