Principal > Dicas > Dicas para praticar esportes com saúde

Dicas para praticar esportes com saúde

esportes_int

Para quem quer se dedicar a um esporte como profissional ou amador, ou mesmo para os que têm a intenção de melhorar a condição física e a silhueta na academia, um aviso: é essencial que todos os praticantes tomem precauções para que nenhum problema aconteça. Acompanhe as dicas para praticar esportes com resposabilidade e saúde:

1-Antes de iniciar uma atividade física, é fundamental passar por uma avaliação com um médico especializado. O próprio profissional poderá pedir os exames que julgar necessários para seu caso.

2-Como podem ocorrer problemas como queda brusca de açúcar ou desidratação, principalmente em corridas ou esportes que demandem um grande esforço físico, também é bom contar com a orientação de uma nutricionista, que ajudará o atleta a se alimentar de forma adequada antes das competições ou mesmo das atividades na academia.

3-Todo programa de condicionamento físico, até mesmo uma caminhada a passo normal, deve ser feito de maneira progressiva, tanto na intensidade quanto na duração dos exercícios. Para isso, é importante contar com a colaboração de um especialista em atividades físicas.

4- Uma súbita dor no peito ou tontura podem ser sinais de alguma anormalidade não detectada. Aproximadamente metade dos pacientes dos consultórios dos cardiologistas reclama de dor no peito, desmaio e respiração ofegante principalmente ao realizar esforços físicos. Por isso, a qualquer sinal, por menor que seja, é aconselhável parar e procurar ajuda médica.

5- Um histórico recente de morte súbita na família também pode ser um importante indício de uma possível reavaliação para saber a quantas anda sua saúde. A análise cuidadosa do histórico familiare um exame clínico minucioso são importantes ferramentas para identificar o risco durante a prática de atividades físicas.

Fonte: Revista VivaSaúde