Principal > Dicas > Cor da urina pode ser indicio de algum problema de saúde

Cor da urina pode ser indicio de algum problema de saúde

UNIMED FORTALEZAVocê sabia que a cor da urina pode revelar alguns problemas de saúde? A quantidade de líquido ingerido está diretamente relacionada com a concentração urinária. Aqui apresentamos dez tons diferentes do xixi e seus significados.

A urina saudável, segundo a medicina, deve ser amarela clara, quase transparente, e ao urinar a pessoa não deve sentir dor ou desconforto. Quando a urina é transparente, indica que a pessoa bebe muita água, até em exagero. A cor amarela palha muito claro, é considerada normal, assim como o amarelo escuro, embora este indique que precisa beber mais água. A cor âmbar ou mel mostra desidratação e a necessidade também de ingerir mais água.

Quando a urina vem com uma espuma efervescente pode indicar excesso de proteína na dieta ou problema renal. A laranja pode ser falta de água, ou devido à pigmentação da comida. Se persistir pode indicar problema no fígado ou vesícula. Para aqueles que têm o xixi rosado ou avermelhado pode está relacionado à comida, o que se continuar indica problema de fígado, vesícula, rim, próstata, infecção ou tumor. Tem também a cor acastanhada que indica desidratação severa ou problema de fígado. E o azulado ou esverdeado pode ser da comida, medicação ou infecção bacteriana.

Caso sua urina se encaixe em umas das cores que indicam problemas citados acima, procure um médico.